Social Icons

quarta-feira

Como se comportar em uma dinâmica de grupo



          Em praticamente todos os processos seletivos há pelo menos uma dinâmica de grupo. Normalmente o objetivo é identificar se as habilidades, desempenho das tarefas em equipe, liderança e outras características pessoais dos candidatos são compatíveis com as qualidades pessoais e comportamentais desejáveis para o cargo a ser preenchido.

Este tipo de atividade é realizado com, no mínimo, seis candidatos e, normalmente é a primeira etapa presencial da seleção. Algumas dicas para se dar bem são: dormir cedo, chegar ao local com antecedência, não contestar ou recusar a participação em alguma etapa e não interromper a dinâmica. 

Para se destacar e chamar atenção dos recrutadores siga estas dicas:

- NÃO FALE DEMAIS - Nem sempre quem mais fala é o melhor, mas também não fique muito quieto. O que é importa é a coerência, cortesia e o conteúdo dos comentários, que devem ser feitos na hora certa, sem interromper as atividades propostas. Evite sempre gírias e nunca use palavrões ou palavras difíceis, que ninguém entende.

- FAÇA UMA PESQUISA PRÉVIA SOBRE A EMPRESA - Conhecer os valores, produtos e tipo de negócio desenvolvido pela empresa ajuda o candidato a perceber os objetivos das dinâmicas.

- VISTA-SE ADEQUADAMENTE - Você não vai a uma igreja de biquíni, nem à praia de terno e gravata. Adequação é a palavra de ordem na hora de se apresentar na dinâmica de grupo. Procure saber se a organização tem um perfil jovem ou conservador. O tipo de vaga também deve ser considerado: processos seletivos para advogados ou área financeira requerem roupas mais formais, por exemplo. Evite transparências, regatas, decotes e saias muito curtas. 

A dinâmica de grupo permite avaliar a inteligência emocional dos candidatos, não é terapia, não avalia perfil psicológico e não é brincadeira. Os tipos mais usados são: aquecimento (quebra o gelo), sensibilização (apresenta situações de tensão), "team building" (capacidade de interação) e jogos de estratégias (com planejamento e objetivos).

Muitas vezes o candidato apresenta um ótimo currículo, entretanto não tem habilidades para trabalhar em grupo, tomar decisões e se relacionar com os outros. Por outro lado, uma pessoa com menor formação técnica pode se mostrar qualificada e demonstrar qualidades na liderança e tomada de decisão em benefício da coletividade.   Um avaliador procura indivíduos que se diferenciam dos outros, por isso não tente parecer o que não é e passe pelas dinâmicas de grupo como se passasse pelas experiências da vida. Controle o nervosismo, aja naturalmente, que tudo vai dar certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.