Social Icons

quarta-feira

Como recusar uma proposta de emprego



          Depois da maratona do processo seletivo, você fica conhecendo os detalhes da oferta e vê que a cultura da empresa não se encaixa no seu perfil, ou o salário é muito baixo, ou o deslocamento diário vai ser complicado. E agora? Como recusar uma proposta com elegância? Independentemente do motivo, o importante ao dizer não, é não fechar as portas para uma futura oportunidade na organização.

A situação é difícil, requer educação e jogo de cintura. Veja o que fazer:

- Informe a decisão imediatamente - a empresa tem que preencher a vaga e você tem que procurar outro emprego, então, quanto mais cedo as partes forem comunicadas, melhor pra todo mundo. 

-  Como comunicar - A decisão pode ser comunicada por e-mail, por telefone ou pessoalmente. Mande uma texto de agradecimento, posicionando que ficou honrado com a oferta, mas que "ao longo do processo seletivo percebeu que as características do cargo não atendem aos seus objetivos profissionais." Seja direto, breve e diga que a decisão foi difícil, mas que, depois de muito refletir a respeito de alguns pontos, decidiu continuar a busca por uma nova oportunidade no mercado.

- Indique alguém -  Você pode também recomendar outro profissional, o que mostra o seu interesse em não deixar a empresa desamparada. Nada de errado em indicar um amigo ou colega, porém tenha certeza de que se trata de pessoa idônea, responsável e com comprometimento.

          O que não fazer - Não suma sem dar satisfações! Isso mostra falta de maturidade para lidar com a situação e pode fechar definitivamente as portas da empresa. Outro cuidado é não fazer leilão. Não é recomendável dizer que vai ganhar mais em outro lugar na tentativa de subir o salário. Apresente uma desculpa legítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.