Há pessoas que passam a vida lutando com a pontualidade. Chegam
atrasados em praticamente todos os compromissos, inclusive no emprego, e vivem
se justificando. O problema começa quando há quebra unilateral do contrato de
trabalho, ou seja, os atrasos são injustificados e de grande incidência.
Uma visão macro
mostra que o caso abala a economia e gera prejuízos em larga escala, por isso esta
prática não é bem vista pela maioria das empresas. O artigo 58 da CLT
(Consolidação das Leis do Trabalho), diz, no seu primeiro parágrafo que não
serão descontados os atrasos de até cinco minutos, observando o limite máximo
de dez minutos diários. Além disso, o descanso semanal remunerado pode ser
comprometido se o empregado não tiver trabalhado durante toda a semana
anterior, cumprindo integralmente o horário. Em algumas empresas prevalece o
regulamento interno, que pode admitir período de tolerância maior, sem penalidade
para o funcionário.
Além de controlar o ponto eletrônico, os gestores devem buscar
as causas reais dos fatos que geram os atrasos, reiterar os manuais de conduta
e fazer uma leitura da situação. Caso a postura ou conduta do empregado não
esteja compatível com o contrato de trabalho e os valores da empresa, é preciso
evitar o protecionismo e tomar providências e até mudanças radicais, como, por exemplo, flexibilizar o
horário. A comunicação é fundamental para resolução do problema: qualquer
decisão deve ser tornada pública.
A perda de produtividade
joga alguns milhões de dólares pelo ralo no Brasil e no mundo. O prejuízo, porém,
para ambas as partes, vai além do financeiro. Se quiser saber como os atrasos
constantes e injustificados afetam a sua carreira, converse com alguém que já
perdeu o emprego por causa disso. A relação de trabalho, na maioria dos casos,
fica seriamente comprometida, causando desconfiança, instabilidade e
insegurança.
Atrasos geram
estresse em ambas as partes; não caia nessa. A pontualidade é uma virtude
imprescindível no trabalho; demonstra responsabilidade, respeito e
comprometimento. Mesmo que signifique acordar meia hora antes, saia de casa
mais cedo, evite pontos de gargalo no trajeto e tome um bom café da manhã.
Começar o dia com mais calma é bom para você e para a empresa.
Olha a hora!
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