"Capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções"*. Tão importante quanto a especialização ou o conhecimento prático, atualmente, essa definição é fundamental para conseguir um bom emprego: possuir inteligência emocional.
Há alguns anos atrás, o melhor canditado era aquele que possuía a maior capacidade técnica, mas, com o passar do tempo, essa visão tem mudado. Especialistas em Recursos Humanos dizem que hoje, as empresas procuram pessoas que saibam trabalhar sob pressão e que possuam capacidade de manter a calma em situações difíceis, sejam elas comuns ou não no cotidiano da profissão. Esses requisitos tem sido tão visados quanto a técnica profissional.
Para a psicóloga Iêda Vecchioni, diretora da IMC Consultoria Empresarial, “conhecimento se adquire, mas a habilidade de se relacionar com as pessoas e manter a calma diante dos problemas, nem sempre”.
Para desenvolver a inteligência emocional, é necessário sentir, identificar e praticar o controle dos sentimentos. Por isso, o blog Sua Carreira separou 7 dicas de especialistas em RH para que você desenvolva a inteligência emocional e cresça profissionalmente:
- É preciso buscar equilíbrio: mais força e potencial uma pessoa tem, quando encontra nos momentos difíceis, a harmonia entre razão e emoção;
- Controle emocional é a solução de problemas que parecem insolúveis: aprenda a controlar suas emoções e lidar com seus próprios sentimentos;
- Autoconhecimento: procure reconhecer os sentimentos e as emoções quando eles ocorrem;
- O benefício das emoções: empregue as habilidades emocionais para facilitar o pensamento e o raciocínio;
- Automotivação: aprenda a motivar a si mesmo. Basicamente, se algo deu errado, tente mais uma vez, concentre suas energias num objetivo e vá a luta quantas vezes for necessário; -
Desenvolva a habilidade interpessoal de reconhecer os sentimentos e as emoções nos indivíduos ao seu redor, assim aprenda a trabalhar em grupo;
- Pratique: a inteligência emocional só se desenvolve através da prática. Por isso, comece a racionalizar seus sentimentos. Foque suas energias, defina suas metas sem que seus sentimentos atrapalhem: controle-os e faça deles um diferencial.
Para a psicóloga Iêda Vecchioni, diretora da IMC Consultoria Empresarial, “conhecimento se adquire, mas a habilidade de se relacionar com as pessoas e manter a calma diante dos problemas, nem sempre”.
Para desenvolver a inteligência emocional, é necessário sentir, identificar e praticar o controle dos sentimentos. Por isso, o blog Sua Carreira separou 7 dicas de especialistas em RH para que você desenvolva a inteligência emocional e cresça profissionalmente:
- É preciso buscar equilíbrio: mais força e potencial uma pessoa tem, quando encontra nos momentos difíceis, a harmonia entre razão e emoção;
- Controle emocional é a solução de problemas que parecem insolúveis: aprenda a controlar suas emoções e lidar com seus próprios sentimentos;
- Autoconhecimento: procure reconhecer os sentimentos e as emoções quando eles ocorrem;
- O benefício das emoções: empregue as habilidades emocionais para facilitar o pensamento e o raciocínio;
- Automotivação: aprenda a motivar a si mesmo. Basicamente, se algo deu errado, tente mais uma vez, concentre suas energias num objetivo e vá a luta quantas vezes for necessário; -
Desenvolva a habilidade interpessoal de reconhecer os sentimentos e as emoções nos indivíduos ao seu redor, assim aprenda a trabalhar em grupo;
- Pratique: a inteligência emocional só se desenvolve através da prática. Por isso, comece a racionalizar seus sentimentos. Foque suas energias, defina suas metas sem que seus sentimentos atrapalhem: controle-os e faça deles um diferencial.
* Por Goleman, Daniel; 1998 – Jornalista da ciência, escritor e psicólogo.
Fonte: O Globo Economia
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