A falta de informação e ausência de networking,
especialmente entre o grupo de menor poder aquisitivo, também são
fatores que impactam no processo. De acordo com o estudo, muitos jovens
não conhecem a dinâmica do mercado de trabalho e, por isso, acabam
tomando decisões que impactam negativamente em suas carreiras.
Em períodos de crise, os recém-formados são os
primeiros demitidos. O estudo afirma que a falta de oportunidade entre
jovens podem ter graves consequências a longo prazo, pois uma juventude
economicamente frustrada pode contribuir para a instabilidade social.
Para reverter este cenário, a pesquisa traz
propostas simples que destacam a importância do esforço de empresas no
processo de aproximação dos jovens e do mercado de trabalho, além de
promover o empreendedorismo juvenil. “É fundamental que as companhias se
envolvam em iniciativas de treinamento e orientação profissional. Elas
devem ver a juventude como o futuro do mercado de trabalho e a promessa
de um futuro próspero para suas organizações”, afirmou, em nota,
Riccardo Barberis, CEO da Manpower Brasil.
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