Social Icons

sexta-feira

Vai se formar? Saiba o que é Trainee


          O mercado de trabalho está em constante mudança; novos cargos surgem enquanto outros desaparecem em poucos anos. Um exemplo de recente inclusão neste cenário é o cargo de trainee. A palavra vem do termo de origem inglesa trainning (treinamento) e se refere ao profissional que tenha se formado há dois ou três anos em qualquer curso superior.

            O coordenador operacional do CIEE-ES, Rodrigo Nader explica, no blog do Ministério do Trabalho e Emprego, como os projetos de trainee funcionam para a formação de futuros gestores: “- Os participantes são recém-formados que entram na empresa com uma previsão de treinamento intenso, que os consolide como futura liderança. Desde a entrada na empresa ele já é um funcionário em treinamento, destinado a assumir uma função certa na empresa.”

            A captação de jovens através de projetos de trainees é uma das principais ferramentas utilizadas pelas organizações para agregar talentos, cada uma com suas próprias intenções, objetivos e recursos. O jovem que recebeu uma formação genérica é especializado de acordo com as necessidades da estrutura organizacional e não é raro ver grandes executivos que começaram assim.

            Ao contrário do estagiário, o trainee é um funcionário como outro qualquer e, consequentemente, tem todos os direitos garantidos e carteira assinada. A diferença é que ele participa de um programa de treinamento específico, passa por vários setores e é preparado para uma posição gerencial.

            Empresas que investem neste tipo de vínculo buscam, além de habilidades e conhecimento teórico, comprometimento. Estão interessadas em pessoas que tenham um objetivo de vida e plano de carreira, para que permaneçam muitos anos em seu quadro de funcionários.    

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.