Social Icons

segunda-feira

Como evitar gafes no Amigo Secreto do trabalho


          

          O ano passou e é hora de participar da brincadeira de “amigo oculto” ou “amigo secreto” no trabalho. Já que não dá pra ficar de fora sem correr o risco de parecer antipático, todo cuidado é pouco nesta hora. O que parece diversão pode representar um problema na hora de escolher o presente ideal.
             
É preciso respeitar as regras impostas pelo grupo em relação ao valor: gastar mais pode significar que o seu “amigo” é mais importante aos seus olhos do que os outros colegas. E nem pense em gastar menos, todo mundo repara e comenta.

Definido o preço, não saia comprando qualquer bobagem inútil. Presentear alguém vai além da compra de um mero objeto, passando a representar o quanto se gosta da pessoa, praticamente uma declaração de simpatia ou admiração. Procure saber dos gostos e preferências, tenha sempre a intenção de agradar. Atenção no pacote, que deve ser o mínimo decorado, abusando de fitas, papéis coloridos, cartão de cumprimento e não deve estar rasgado ou amassado. Repassar também não é recomendado. O presente de segunda mão é facilmente percebido, porque normalmente não tem nada a ver com a pessoa que ganhou. Você corre um sério risco de ficar mal visto na empresa. Mas quais são as piores gafes a serem evitadas?

- Dar presentes íntimos – camisolas, calcinhas, cuecas, produtos para higiene pessoal ou biquínis. O clima pode ser de brincadeira, mas alguns presentes e piadinhas podem ultrapassar o limite e gerar situações de convivência difíceis no pós-evento. O espírito do “é fim de ano, vale tudo” não cabe no ambiente corporativo.

- Trocar o nome - nunca mesmo tente trocar de “amigo”. Não gostar muito de um colega ou não conhecê-lo bem não é desculpa para alterar as regras do jogo, além de ser indelicado.

- Faltar no dia da entrega – considerada falta grave, demonstra falta de respeito e comprometimento, mesmo se mandar o presente por outra pessoa.

- Contar o “segredo” - por mais incrível que possa parecer, o fato de você guardar o segredo também é observado. Quem conta pra todo mundo o “amigo secreto” será digno de tratar informações confidenciais da empresa? Não diga a ninguém, mesmo sob tortura.

Seguem algumas sugestões para quem ainda está na dúvida:

PARA MULHERES: itens de decoração, CDs ou DVDs de acordo com o estilo da pessoa, acessórios como lenços e brincos ou livros. Pense se a sua colega está grávida, casou recentemente ou outro fator que possa lhe inspirar.

PARA HOMENS: camisas básicas, vinhos, utensílios para churrasco ou hobbies. Organizadores de mesa e pesos de papéis também são boas opções.
             
            Esta simples brincadeira revela muito sobre o clima do ambiente de trabalho. O bom senso deve incluir não só os presentes, mas o traje, atitude e postura. Confraternizações são praticamente uma extensão da jornada de trabalho. Mesmo em ambiente informal o profissional deve ficar atento, pois normalmente as pessoas se soltam mais nas festas, mostrando a verdadeira personalidade. O maior inimigo: o álcool. Evite os excessos, fuja das "panelinhas" e divirta-se!


 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.