Social Icons

quinta-feira

Aviso Prévio em caso de demissão. Como fica?



          Nada é para sempre. No mundo corporativo, principalmente, a dança das cadeiras nos cargos é um cenário cada vez mais comum. Se você foi demitido ou pretende pedir demissão, precisa estar atento aos cálculos de pagamento do aviso prévio.

          Este é o nome que se dá à comunicação antecipada de quebra de contrato de trabalho. Uma parte informa para a outra que deseja rescindir sem justa causa o vínculo empregatício, devendo ser, obrigatoriamente, formalizado em forma de documento. Fique atento aos tipos de acordos previstos na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho):

 Caso 1) DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA:

 AVISO PRÉVIO TRABALHADO - quando a empresa te manda embora e exige que você trabalhe pelos próximos 30 dias. Neste caso você pode escolher se prefere trabalhar duas horas a menos por dia ou se prefere deixar de trabalhar 7 dias corridos ao final do prazo legal.

AVISO PRÉVIO INDENIZADO - se a empresa demite e não exige que você trabalhe nos próximos 30 dias, você terá o salário correspondente incluído na rescisão contratual.


Caso 2) O EMPREGADO PEDE DEMISSÃO:

AVISO PRÉVIO TRABALHADO - quando o funcionário pede demissão e se propõe a trabalhar pelos próximos 30 dias. Quando este prazo terminar, o salário deste período será incluído nos cálculos da rescisão.

AVISO PRÉVIO DESCONTADO - o funcionário não pode ou não quer cumprir o aviso nos próximos 30 dias e não irá trabalhar nem mais um dia na empresa. Isto significa que a empresa pode multar o trabalhador, descontando até o limite de zerar a rescisão.

A EMPRESA NÃO DEIXA QUE VOCÊ CUMPRA O AVISO - caso a empresa não permita que você cumpra o aviso trabalhando, não há pagamento do período em dinheiro, mas também não pode haver cobrança de multa ao funcionário.

Como escrever um artigo científico seguindo as normas ABNT


       
           Embora a metodologia de apresentação de TCC da maioria das faculdades e universidades seja somente em forma de monografia, muitas vezes há interesse do aluno em escrever um artigo, seja para a Escola de Negócios, cursos de pós-graduação ou para publicação em revistas ou sites científicos. Neste caso o autor deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Estas regras servem para uniformizar e dar credibilidade aos trabalhos acadêmicos, criando um padrão de compreensão identificável aos pesquisadores de todo o mundo.

           O artigo é a apresentação em forma de relatório dos resultados de pesquisas ou investigações a respeito de um tema ou questão. Com o objetivo de ser um referencial teórico para orientar outros estudos, os problemas abordados podem ser os mais diversos, dependendo da área do conhecimento.

           A estrutura de um artigo científico é constituída de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, baseado na NBR 6022/2003:

1 Título
2 Autor
3 Epígrafe (facultativa)
4 Resumo e Abstract
5 Palavras-chave
6 Conteúdo (introdução, desenvolvimento e conclusão)
7 Referências

  Deve ser redigido na 3a. pessoa do singular, com linguagem clara, porém sucinta e objetiva. Os argumentos devem ser fundamentados dentro do ponto de vista científico, evitando-se assim os termos “eu acho”, “eu penso” ou “parece-me”. A correção gramatical deve ser feita cuidadosamente, com frases curtas, e usando o parágrafo toda vez que se dá um passo a mais na linha de raciocínio.

       A ABNT possui um catálogo onde são vendidas as normas, cursos e publicações pela Internet. Clique aqui para tirar as dúvidas sobre formatação ou veja a representação das normas em infográfico:



        Na revista CIÊNCIA ATUAL, publicação multidisciplinar eletrônica semestral, editada pelas Faculdades São José, você tem acesso a artigos de diversas áreas do saber científico, resultado do trabalho coletivo de pesquisadores com vasta experiência na graduação e pós-graduação.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.