Social Icons

quinta-feira

Crítica: depreciação ou oportunidade de melhoria?


          Elogios frequentes melhoram a autoestima e motivação no trabalho. O reconhecimento, segundo os neurologistas, libera a dopamina, substância que atua no cérebro trazendo sensação de bem estar. Entretanto, a realidade é que a maioria dos gestores não elogia, ao contrário, critica.

         Este feedback pode parecer negativo num primeiro momento, mas, para os fortes, pode representar uma oportunidade de melhoria. Veja dicas de como reverter a situação transformando comentários em aprendizado:

- Saber ouvir – prestar total atenção ao que está sendo falado e conter o ímpeto de responder sem pensar, mantendo uma postura assertiva.

- Não colocar a culpa nos outros – humildade é essencial nesta situação. Não vale se esquivar da responsabilidade, assuma os seus erros!

- Não seja passivo – ao contrário de responder por impulso ou ser irônico, procure manter uma atitude positiva e tente evitar um confronto. Caso seja convidado a dar explicações, descreva como pretende proceder para evitar erros da mesma natureza, mostrando preocupação com as responsabilidades inerentes à sua função.

- Reflita – nem todas as críticas são negativas. É possível, sim, falar com educação e bom senso sobre coisas ou comportamentos que nos desagradam. Pense nisso e não critique de volta só para se “vingar”.

          É preciso ter inteligência emocional para lidar com as críticas externas. Normalmente as pessoas fogem de situações porque acham que serão criticados e algumas sofrem antecipadamente por críticas que ainda nem foram feitas. A melhor postura é sempre perceber até que ponto a outra pessoa tem razão, estar aberto a mudanças e ter humildade para mostrar que está recebendo positivamente as sugestões de melhoria do seu desempenho profissional.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.