Social Icons

quinta-feira

Você sabe o que é ABNT e pra que serve?


Primeira edição do Boletim da ABNT em 1947. Em www.abnt.org.br

          A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1940, responsável pela padronização de normas e técnicas usadas em diversas áreas, inclusive no meio acadêmico. Os estudantes podem e devem consultar o que se espera, em termos de formatação, da elaboração de trabalhos, teses, monografias ou dissertações. A criação do órgão foi, também, fundamental para o crescimento e reconhecimento internacional do parque industrial brasileiro.

         Quase tudo o que lemos, vemos  ou manuseamos é criado dentro de um padrão, que permite identificar o produto e dividir em categorias. Ao contrário da manufatura artesanal, estas peças são construídas em conformidade com dimensões, características e design específicos, instituindo uma linguagem comum: a organização do “saber fazer” no processo industrial, ou codificação. 

         No Brasil colonial, sem universidades, a presença dominante das nações europeias tinha grande peso político e econômico. Foram iniciados os comitês, com normas e termos técnicos a serem usados pela indústria e pela academia, dando início à ampliação do processo internacional de normatização.

         Após a II Guerra Mundial, foi criada a International Organization for Standardization (ISO), que somada a outras iniciativas, cooperou para o plano internacional de reconstrução dos países enfraquecidos pelo conflito. A ISO começou oficialmente a partir de 1947 e, cada vez mais, funciona como modo eficiente de transferência de conhecimento e tecnologia. A partir daí, todos perceberam as vantagens da normatização como fator de competitividade para a concorrência internacional.

         A partir dos anos 60, as normas relativas a trabalhos individuais e propriedade intelectual também foram incluídas.  O aluno deve conhecer e utilizar estas regras que estabelecem o tamanho da letra, configurações de página, bibliografia, citações, elementos pré-textuais, figuras, dedicatória, assinatura, numeração das páginas e gráficos, pois serão avaliados pelos professores.

         É preciso atenção também às regras específicas, estabelecidas pela instituição de ensino e orientadores. As informações sobre a formatação padrão para um trabalho universitário pode ser consultada no link do órgão .

É fácil para os recrutadores descobrirem mentiras no CV?




         Muitas pessoas mentem no currículo achando que podem enganar os recrutadores e assim, conseguir uma vaga de emprego. Mas, como dizem, a mentira tem pernas curtas e, com o avanço da tecnologia, fica mais fácil descobrir informações falsas fornecidas pelos candidatos.

         O autor do livro “O Instituto do Sucesso”, Renato Gringerb disse, em entrevista para a revista Exame, que os recrutadores checam tudo! Desde a formação, entrando em contato com as escolas e faculdades, até as experiências anteriores, conversando com antigos empregadores.

Segundo o autor, a mentira mais fácil de pegar é a fluência em idiomas. Com apenas uma pergunta ou duas em Inglês, por exemplo, é possível “descobrir” se o candidato falou a verdade no currículo. As redes sociais como Facebook e LinkedIn também são consultadas, para “pegar” incompatibilidades com a descrição do perfil ou cursos extras. Algumas empresas fazem levantamento até sobre antecedentes criminais e histórico de inadimplência no Serasa.

         Mentir no CV revela muito sobre você e o seu caráter, sendo decisivo para a contratação. Quem não fala a verdade no currículo demonstra uma postura ética sem princípios básicos de honestidade, desejável em qualquer empresa. Para quem não sabe, esta atitude também tem implicações legais. Se houver denúncia, além do candidato perder a credibilidade no mercado, pode cumprir de dois meses a dois anos, pena prevista no Projeto de Lei 6561/09.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.