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quinta-feira

A Geração X e o mercado de trabalho





As diferentes gerações estão atualmente definidas da seguinte forma:
         - Veteranos – os nascidos antes de 1946;
         - Baby Boomers – geração pós-guerra, nascidos até 1964;
         - Geração X, nascidos entre 1965 e 1979;
         - Geração Y, a partir de 1980 e 2000.

         No mundo corporativo isto representa habilidades, estilos e valores completamente diferentes. Depois dos 40 anos, a chamada geração X está cheia de energia, economicamente ativa e atuante no mercado de trabalho. Considerada a idade ideal para recomeçar e se reinventar, muitas empresas buscam profissionais mais “maduros”, mas estar atualizado é fundamental para manter a empregabilidade.  Algumas áreas são consideradas ideais para atuação profissional nesta faixa etária, seja consolidando uma carreira ou empreendendo por aí.

 - Chef – cozinhar nos fins de semana é uma atividade que muita gente leva a sério e estas pessoas acabam se profissionalizando. Com as escolas de graduação não é difícil ver jovens nas melhores cozinhas do mundo, mas o setor está sempre de portas abertas para os quarentões.

- Consultor – bom setor para autônomos, e consiste em assessorar o cliente financeiramente. A tecnologia é um excelente aliado para prestação deste tipo de serviço, que pode ser exercido em “home office”.

- Personal Trainer – cuidar da saúde sempre está em alta e tem boa demanda. E ainda pode ser uma boa motivação para manter a forma depois dos 40.

 - Coach – ajudar as pessoas a desenvolver a carreira profissional é gratificante e é importante ter uma bagagem de experiência para compartilhar.

- Telemarketing – carece de pessoas com equilíbrio emocional e boa capacidade de negociação.

         Alguns empresários destacam a maturidade e disponibilidade como principais itens desejáveis ao preencher vagas com este perfil. Segundo eles, funcionários mais experientes dificilmente faltam ou se atrasam, e desenvolveram habilidades de trabalhar em equipe, sendo ideais para chefia e supervisão. O diretor de projetos da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Vladimir Araújo disse, em entrevista ao site G1 que “a maioria das empresas de pequeno e médio porte preferem pessoas já prontas e treinadas”.


         

E quando você não concorda com os valores da sua empresa?



          Nem sempre concordamos com os valores da empresa em que trabalhamos. Quem nunca foi obrigado a tomar uma atitude que vai de encontro aos princípios éticos pessoais pode se considerar com sorte.

         Uma empresa não é somente uma entidade jurídica. É um organismo vivo, composta por pessoas que trabalham para alcançar objetivos comuns. Tudo o que estas pessoas aprenderam e viveram são transformados em valores que se refletem em atitudes e nas tomadas de decisões diárias. Igualmente, a organização também precisa se basear em princípios que vão nortear as ações estratégicas e atuação no mercado: respeito à diversidade, ter ética nas relações, responsabilidade social, entre outras.

         Para que um funcionário se sinta confortável no ambiente corporativo é preciso haja uma sintonia entre estes valores e princípios na prática. A ética empresarial da forma como é praticada hoje é recente, e foi consolidada há uma década apenas. Uma nova aplicação, mais intrínseca e sofisticada permite a interação com os mercados, executivos, acionistas, sindicatos e pequenos empresários, indo além do assunto “dinheiro”.

         Muitas vezes ouvimos empregados dizerem que “os valores empresariais estão em conflito com os valores pessoais”. Isto significa que certas exigências feitas pela empresa são antiéticas ou ferem, de alguma maneira, a moral da cultura daquele indivíduo. Não se trata de excentricidade, de uma pessoa que não se adapta às normas da organização, mas do sujeito ultrajado, que não é capaz de tolerar a violação e se sente na obrigação de fazer alguma coisa. Mas o quê?

         Os especialistas recomendam que o funcionário pense seriamente em comunicar o fato ao departamento responsável da empresa e saia da organização. Fazer coisas em desacordo com o que pensamos como certo e errado, nos mata um pouco a cada dia. Se forem coisas que não podem ser mudadas nem na cultura organizacional nem dentro de você, denuncie e busque outra oportunidade de emprego. 

Não comprometa a sua imagem profissional no Facebook




          Conhecem algumas pessoas que, apesar de terem um bom currículo, não conseguem emprego há anos? Saiba que o problema pode estar na rede social digital da qual ela participa. O Facebook tem quase 1 milhão de usuários e é considerado o terceiro país do mundo. Com a facilidade dos dispositivos móveis a informação ficou portátil e em tempo real. Porém algumas pessoas se esquecem de configurar as condições de privacidade corretamente e acabam mostrando mais do que deveriam na ferramenta, o chamado tiro no pé.

Quando expomos nossa imagem ou opinião em público todo cuidado é pouco. Fora do contexto, uma foto, uma declaração ou até mesmo uma piada pode ser o abismo entre você e a vaga naquela empresa dos seus sonhos. Isto porque, segundo pesquisas, 98% dos recrutadores procuram informação sobre os candidatos nas redes sociais da Internet. Logo, a primeira providência, antes mesmo de mandar o currículo, é ver como a sua linha do tempo aparece na pesquisa pública.

Para muitos o Facebook é o muro das lamentações. Se você está insatisfeito com a sua empresa lembre-se de que os colegas de trabalho e até o chefe podem estar na sua lista de amigos, com acesso às suas publicações. A dica pra manter o seu emprego é: não faça reclamações sobre o seu trabalho, segundas-feiras, reuniões, colegas e horas excedentes trabalhadas.

Evitar palavrões ou expressões de baixo calão também é um bom conselho. Não pega bem e pode passar uma impressão errada sobre você. Aproveite a rede para mostrar como você escreve bem, é educado e tem equilíbrio emocional em qualquer situação.

Mesmo que a sua empresa libere o uso das redes sociais, é inaceitável que o funcionário fique jogando durante o expediente e mais, tornando esta informação pública.  Acredite, o seu chefe vai saber quando você passou de fase no Candy Crush Saga. Outras empresas também podem ver que você joga enquanto deveria estar trabalhando e certamente isso não conta pontos em nenhuma seleção de vaga.

Postar informações sigilosas ou confidenciais da organização também é garantia de demissão. Um novo produto ou projeto secreto deve ser, ao contrário, protegido ao máximo pelos funcionários. Além de dispensa por justa causa e outros problemas éticos, lembre-se de que você pode ser processado por isto.

Afinal o que é saber trabalhar em equipe?




         
          Uma das habilidades mais requisitadas pelos recrutadores é a facilidade de trabalho em equipe. Manter relacionamentos corporativos baseados na confiança e respeito não é tarefa das mais fáceis, mas ninguém consegue trabalhar sozinho. E quando uma equipe não funciona, o resultado é aumento de custos, procrastinação de prazos e outros prejuízos.

         É muito fácil escrever no currículo, mas na prática muitos profissionais cometem erros quando executando tarefas em grupo:

DESRESPEITAR AS DIFERENÇAS
Se comunicar bem não é tratar todo mundo do mesmo jeito. Equipes são compostas por pessoas com perfis profissionais e pessoais completamente diferentes. É a soma destes talentos que fazem o todo funcionar. Respeitar a diversidade na organização e o espaço do outro é essencial no ambiente de trabalho em qualquer situação.

NÃO COMPARTIHAR OS OBJETIVOS DA EMPRESA
Se todos souberem quais são os objetivos da empresa, encontrarão motivação para alcançar as metas individuais. O trabalho em equipe só funciona quando há um objetivo em comum e todos devem saber claramente o que a empresa pretende. Se o funcionário se sente participante de algo maior, ele faz o seu melhor, ainda que dentro do seu próprio ritmo. Todos devem conhecer as metas e prazos dos projetos.

NÃO MANTER O CLIMA AMISTOSO
Em momentos de tensão é preciso manter o equilíbrio entre os membros do grupo, ser educado e ter discernimento para saber o que dizer e o que não dizer. Mesmo em momentos de atrito, manter a educação é fundamental para manter o relacionamento aberto e transparente. Também é preciso evitar criticar participantes em público, principalmente na ausência deste, e evitar supervalorização do esforço individual.

SER ARROGANTE
Um chefe diz: “-Vai!”; um líder diz “-Vamos!”. Toda equipe pode e deve ter um líder que participe ativamente dos processos, se coloque em posição de igualdade e motive a parceria. O desequilíbrio emocional das lideranças é o primeiro passo para o fracasso do projeto. A autoconfiança da chefia em assumir riscos e delegar tarefas renova os ânimos e otimiza a comunicação.

         O que faz uma organização é o capital humano. Saber trabalhar em equipe é sentir-se bem colaborando com outras pessoas, ouvir e respeitar opiniões divergentes. Este quesito é bastante valorizado pra o ingresso no mercado de trabalho e é considerado um diferencial entre profissionais de várias áreas de atuação, além da competência técnica. 

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.