Social Icons

quinta-feira

A difícil arte de trabalhar em equipe


          

           Além das habilidades profissionais, a capacidade de adaptação ao ambiente e espírito colaborativo são requisitos muito valorizados pelas empresas. Algumas pessoas, porém, têm dificuldades em lidar com pensamentos, crenças e valores diferentes.

         Trabalhar em grupo não é fácil para ninguém. O fato é que a empresa é um time onde não há espaço para o individualismo. Veja algumas dicas que podem tornar o trabalho em equipe mais interessante:

SABER OUVIR
Não tente impor o seu ponto de vista e dê atenção a opiniões contrárias. Nem sempre é fácil admitir que a ideia de um colega seja melhor do que a sua, mas lembre-se de que, mais importante do que o orgulho, é o objetivo comum que conta nessa hora.

SABER COMPARTILHAR
Dividir responsabilidades e compartilhar informações faz parte do trabalho em equipe e são ações fundamentais para o cumprimento das tarefas.

MANTENHA A POSTURA SOLIDÁRIA
Manter-se sempre à disposição do colega e ajudar quando preciso é demonstração de generosidade e senso de coletividade. Isso fará com que você não se sinta constrangido quando precisar de apoio de alguém.

APRENDA COM OS COLEGAS
Todos têm qualidade e defeitos. Procure ver o que os outros funcionários têm de melhor e aprenda com eles. Da mesma maneira, evite copiar o que é criticado no perfil deles.

MOTIVE E MOTIVE-SE
É comum ver equipes desconectadas e desmotivadas. Muitas vezes um sorriso, uma palavra amiga ou um pequeno elogio muda tudo no clima organizacional. Seja o agente da felicidade do seu ambiente de trabalho: organize lanches coletivos, divulgue palestras, livros e filmes de interesse mútuo sempre agregando pessoas a valores positivos. Quem semeia energia positiva, colhe ânimo e satisfação pessoal, pode acreditar.



terça-feira

Como mandar e-mails profissionais


          

          Acostumados ao chat das redes sociais, muitas vezes nos esquecemos de que, em ambiente corporativo, a linguagem na troca de mensagens deve obedecer a critérios diferentes.

            A chamada “netiqueta” é importante para manter a sua imagem, preservar dados da empresa e melhorar a comunicação entre os colegas e chefia. Apesar de e-mails serem considerados menos formais do que cartas impressas, algumas regras devem ser observadas:
           

PROFISSIONALISMO
Nunca envie mensagens com temas religiosos ou imagens eróticas, piadas, correntes, emoticons e avisos de vírus. Extremamente inconvenientes em ambiente corporativo, mensagens com conteúdo impróprio pegam muito mal e enchem desnecessariamente a caixa de entrada do destinatário.

SEJA EDUCADO
Pessoas que você não conhece bem devem ter tratamento respeitoso, como Senhor e Senhora. Usar o primeiro nome em correspondência deste tipo somente para os que são íntimos e lhe deram autorização. Nunca se esquecer de usar e abusar das palavras mágicas “por favor” e “obrigado” e, por menor que seja a mensagem sempre deve haver uma saudação no início e assinatura no final.

CUIDADOS NA REDAÇÃO
Cuidado com o tom muito emocional e excessos ao redigir. Escreva a mensagem com objetividade, clareza e evitando trechos muito longos. Dedique um tempo para reler e passar o revisor ortográfico, tendo sempre em mente quem vai ler e reservando a intimidade somente para os amigos. Seja conciso, mas cuidado para a falta de informações essenciais. Se estiver muito cansado ou sem tempo, peça a um colega em que você confie para fazer a revisão.

ABREVIAÇÕES
O uso crescente das redes sociais propagou o vício das abreviações. Reserve a linguagem codificada, como “vc” ao invés de “você” e “msg” ao invés de “mensagem”, se tiver certeza de que o destinatário vai compreender as abreviações. Não escreva em caixa alta, ou seja, usando só letras maiúsculas, é considerado muito indelicado.

URGENTE
Não use alta prioridade sem necessidade, para não cair no descrédito. Também é preciso cuidado para não transparecer que a urgência é só sua. Mensagens enviadas em cima da hora demonstram que a pessoa não se organizou para a execução da tarefa.

ANEXOS
Não anexar arquivos desnecessários ou secretos. O tamanho também deve ser observado: se necessário faça uma compactação do documento, para evitar problemas com os servidores no destino.

            O e-mail é hoje uma das formas de comunicação mais usadas em nossa sociedade e foi criado para envio de mensagens breves e simples. Não vale a pena comprometer a sua carreira ou ofuscar a sua competência por ignorar noções básicas de boas maneiras e regras de etiqueta. Clientes e parceiros podem não perdoar algumas gafes e, em alguns casos graves, pode até gerar demissão.
           

Como a música afeta a sua produtividade


        
           Música em ambiente de trabalho sempre gera discussão. Se forem colocados alto-falantes, o barulho atrapalha os que precisam de silêncio para se concentrar. Se alguém saca o fone de ouvido é porque está querendo se isolar do ambiente.

Poucas empresas têm políticas sobre música no trabalho: alguns gestores autorizam e outros não. Pesquisas mostram que certas melodias, sem letras, aumentam a concentração e produtividade do indivíduo, mas qual música combina com o seu trabalho?

Um estudo da Universidade de Illinois analisaram 256 trabalhadores e montaram um infográfico com o estilo mais adequado a cada função:

Área de criação
música clássica, jazz e raggae.

Área financeira
clássico, jaz, mpb, hip-hop ou rap.

Área administrativa
axé, música eletrônica, rock, samba.

Área de tecnologia
jazz, rock, pop.

Varejo
alternar rápidos e lentos: axé, funk, heavy metal, mpb, pop, raggae, samba.

Linha de Produção
mpb, samba, sertanejo.

Vendedor autônomo
axé, música eletrônica, hop-hop, rap.

Professores
clássico, jazz, mpb, pop

Independente de a pessoa conseguir trabalhar bem ou não com música o importante é perceber que a decisão depende de instâncias superiores e só pode ser ouvida se o chefe autorizar. Em atividades que exijam muita concentração e silêncio, a música pode atrapalhar. Ouvir música é bom, mas não pode comprometer a produtividade da equipe!


 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.