Social Icons

segunda-feira

Algumas regras básicas de como se dar bem em uma entrevista, e melhorar sua postura profissional.

Para evitar respostas ensaiadas, os recrutadores vêm transformando o modelo clássico pergunta-resposta da entrevista de emprego em um ambiente propício ao diálogo e à espontaneidade. E se em situações previstas os candidatos estavam sujeitos a gafes, quem dirá quando o inusitado e o inesperado estão cada vez mais presentes nos processos de seleção.

Principais recomendações
Existe uma preparação que a gente considera positiva. Antes de uma entrevista, faça uma linha do tempo. Há quem prefira fazer isso por escrito, há quem prefira fazê-lo mentalmente. O importante é lembrar dos principais momentos que você enfrentou: desafios pessoais, acadêmicos ou profissionais. Esteja preparado para lidar com perguntas não muito usuais em entrevistas, porque tudo dependerá do que a empresa está buscando.

Então a melhor recomendação é: prepare-se antes, resgatando os seus momentos, mas seja você, seja mais natural. É melhor para você e para empresa.

Roupa
A vestimenta tem a ver com a cultura da empresa. Como nem sempre é possível ter acesso a esta cultura, para não errar o melhor é não se arriscar. A utilização de roupa social (calça, camisa e sapato) fica na zona de conforto. Não peca pelo excesso nem pela falta.

Para as mulheres, recomenda-se cuidado com fendas, decote e excesso de maquiagem. Esses itens, em especial se combinados, podem passar uma mensagem diferente daquilo que você gostaria de passar.

Aos homens recomenda-se cuidado só para não parecer informal demais: você pode estar participando de uma entrevista em uma empresa que exige mais formalidade.

Sobre qualidades e defeitos
Os recrutadores, atualmente, fazem esse questionamento de uma outra forma. Isso porque as pessoas se condicionaram a responder prontamente defeitos genéricos e politicamente corretos como perfeccionismo, teimosia, ansiedade.

O diferencial atual neste momento da entrevista é que o recrutador quer saber uma situação prática da sua vida onde fica claro que esta sua característica é uma qualidade ou defeito, um ponto fraco ou um ponto forte. Neste momento, se você apenas ensaiou a resposta da moda, porque julga que é o que o recrutador quer ouvir, mas de fato você não o é e não considera aquilo um defeito, bem, aí você não vai ter um exemplo, uma situação para contar ao recrutador.

Quanto do recrutador fizer uma pergunta clichê, esteja pronto para responder com sinceridade, afinal, você pode ter que justificar sua resposta com uma questão prática da sua vida.

Mais dicas
É sempre recomendável que o candidato, antes da entrevista, saiba para que vaga ele está concorrendo e que empresa é aquela que busca
o perfil dele. Quando o candidato busca essas informações, ele também se informa sobre outros aspectos da empresa, como cultura e valores. é possível tentar identificar situações de sua vida que podem ser relacionadas à cultura que você pesquisou. Participe da entrevista com base no que pesquisou e nos fatos que aconteceram na sua vida e que você valoriza.

O que não fazer
Não confunda uma postura acolhedora do recrutador com intimidade.

Seja aberto, mas cuidado para não se tornar prolixo ou esquecer de responder o que de fato foi perguntado. A sensação que deveria ter falado sobre coisas mais importantes é um sinal de que você se deixou levar por outros assuntos.

Tenha cuidado com assuntos da sua vida pessoal. Em especial aqueles que ainda te emocionam muito. Uma briga com o marido ou namorado, parentes recentemente falecidos, podem te levar a reagir de formas adversas. O recrutador pode até entender a situação, mas você pode ficar ainda mais nervoso e a entrevista não sair conforme você gostaria.

Importância da formação
A concorrência na busca por um emprego hoje é muito maior do que há algumas décadas. Se antes um curso de datilografia era considerado um diferencial no seu currículo, hoje o domínio de outros idiomas, a obtenção de certificados, e experiência fora do país, para muitos cargos, são considerados pré-requisitos. Bagagem cultural, informação, opinião sobre assuntos variados e atuais também fazem parte dos pré-requisitos avaliados em uma entrevista.


Durante a entrevista

Ao entrar na sala, espere que o consultor lhe diga para sentar;
Sente-se de maneira confortável, mas não se esparrame;

Se o entrevistador lhe oferecerer café ou algo para beber, pergunte se irá acompanhar, caso não o acompanhe, evite aceitar;

Não coloque seus pertences ou os braços sobre a mesa. Se não houver outra cadeira, coloque seus pertences sobre as pernas ou no chão;

Jamais mexa na mesa do consultor, e evite ficar olhando muito para os objetos que estão ali;


Esteja preparado para responder perguntas como:
Por que deixou o último emprego?
Você gostava do seu último emprego?
Por que deseja trabalhar em nossa empresa?
Por que mudou tanto de emprego?
Quais eram suas responsabilidades?
No seu ponto de vista, quais são os seus aspectos positivos e negativos?


Não desvalorise a empresa ou o chefe anterior;

Responda às perguntas de maneira clara e objetiva. Mas não dê respostas curtas ou longas demais, podendo encerrar logo a conversa;

Não tome para si o controle da entrevista;

Se não souber responder à alguma pergunta, diga que não sabe, é melhor do que inventar;

Seja sincero, natural e discreto;

Demonstre segurança e otimismo sem ser arrogante;

Trate o entrevistador da maneira mais correta (senhor, senhora);

Olhe para o entrevistador e ouça-o com atenção;


Evite:

Mascar chicletes;
Chupar bala;

Fumar;

Atender o celular ou o "BIP";
Ficar mudando de posição na cadeira;

Falar e rir alto;

Cruzar os barços, pode significar que o assunto está pesado demais;

Ficar passando a mão no cabelo;

Jamais revele tiques de nervoso, como: roer unhas, piscar muito ou mascar um chiclete invisível;

Evite tossir ou espirrar demais. Se estiver doente, tente desmarcar a entrevista;

Consultar o relógio;

Usar gírias;

Interromper o entrevistador;

Gesticular muito;

terça-feira

Intercâmbio

Já pensou em fazer um estudar/trabalhar no exterior? Veja como funciona!



A vivência internacional chama cada vez mais a atenção dos jovens, em busca de experiência, desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional.

Muitos jovens não procuram esse tipo de programa simplesmente por falta de conhecimento, ou por acreditarem que o processo seletivo é muito complicado e os custos são elevados demais.

Com o intercâmbio você tem oportunidades de conhecer novas Culturas, Trabalhar no Exterior, Aprender Idiomas e mais.

Esse mês teremos duas feiras de intercâmbio aqui no Rio de Janeiro, a Expo Estude no Exterior e o Salão do Estudante.

O evento terá representantes de diversos países que irão apresentar opções de cursos de idiomas, extensão universitária, acampamento de férias, MBA, high school (intercâmbio no ensino médio), graduação, pós-graduação, escolas técnicas, mestrado, doutorado, além de oportunidade de trabalho remunerado no exterior. Os visitantes também poderão assistir palestras e seminários.

Não perca a oportunidade de dar um upgrade na sua carreira!

Veja o calendário das feiras:

Expo Estude no Exterior:
Entrada gratuita com inscrições pelo site www.estudenoexterior.com/expo2011

Dia: 20 de setembro (terça-feira)
Horário: das 12h às 19h
Local: Universidade Veiga de Almeida - Av. General Felicíssimo Cardoso, 500 - Praça de Alimentação da UVA - Campus Barra - Barra da Tijuca

Dia: 21 de setembro (quarta-feira)
Horário: das 16h às 21h
Local: JW Marriott Hotel - Av. Atlântica, 2600 – Copacabana

Salão do Estudante:
Entrada gratuita com inscrições pelo site www.salaodoestudante.com.br

Dia: 15 de setembro (quinta-feira)
Horário: 15h às 20h
Local: Hotel Sofitel –Av. Atlântica, 4.240 – Copacabana
 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.